Perfeição sob a ótica divina


Sob a ótica de Deus entendemos que a perfeição não é utopia. A Bíblia sempre nos fala e declara sobre perfeição com a maior naturalidade, mostrando com isso que perfeição para Deus, não é algo impossível para o Homem.
I Coríntios 2.6→Perfeição em unidade.
Filipenses 3.15→Perfeição em comunhão de sentimentos.
Colossenses 4.12→Perfeição na vontade de Deus.
Tiago 1.4→Perfeição em tudo que é essencial a vida cristã.
Mateus 5.48→Perfeitos, como o Pai.
I. Em Mateus 5.48 no Sermão do Monte, Jesus concluiu. Sede vós, pois perfeitos como perfeito o vosso Pai celestial. Se lermos dos versículos 45-48, entenderemos que a perfeição da qual Deus se refere não é uma perfeição sinônima de absoluto do absoluto, mas, sim simplesmente, ser completo. Segundo o texto, o nosso amor não deve ser apenas para um grupo seleto, assim como não devemos saudar apenas um grupo seleto; que para Jesus se você saúda a todos, ama a todos e busca a paz com todos, mesmo que saiba que nem sempre terá êxito, então você (completo).
II. A perfeição do cristão está em fazer da vontade de Deus e é claro, não sabemos toda a vontade de Deus, mas, ser perfeitos(completos) em toda a vontade de Deus a qual já nos foi revelada, por isso Paulo disse em Filipenses 3.16. Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nesta prossigamos. Ou seja, existe isso? Medida de perfeição? Se para o mundo perfeição é algo inalcançável, vemos aqui outra concepção para o cristão, de que perfeição é alcançável sim, mas, segunda a graça que nos é dada, segundo as nossas forças, os nossos limites, segundo também aquilo que nos é dado por Deus.
Se não largarmos os conceitos filosóficos, e procurarmos entender a mente com que os escritores sagrados, diziam e expressavam as suas opiniões, jamais poderemos ser coerentes com a palavra de Deus em nossas confissões.
III. Perfeitos em unidade João 17.23. A unidade, como o nome já diz é um, quando Jesus fala sobre unidade ele diz, apenas isso ser um, e quando ele diz de perfeita unidade, ele diz que a união e a comunhão do povo cristão, precisam ser tais, que somente essa palavra possa expressar a cristandade um. Mas como sermos um? Sendo nós vários? Da mesma forma como Cristo é um como o Pai, e como o Espírito Santo, tendo um mesmo coração, um mesmo espírito (mentalidade), unificados de tal forma a sermos um todo, penso eu que a assim como a trindade, podemos sermos nós um. Jesus disse isso: Para que todos sejam assim como Tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste. (João 17.21). E a presença santa do Espírito Santo em nós garante isso.
Outra, perfeitos como o Pai, e na lei Moisés escreve. Sede santos, por que eu sou santo, aqui Jesus ensina, sede perfeitos, entende? O evangelho trouxe a perfeição, a lei trouxe a utopia. Na lei você sonhava no evangelho você realiza, na lei você estava subjugado pelo pecado, no evangelho ele não terá domínio sobre vós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor