Palavras importantes 1: Inspiração


Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 2 Timóteo 3.16

Neste domingo que tem passado tenho ensinado aos jovens de minha classe de EBD, sobre inspiração, o tema da lição de juvenis era sobre a atualidade da bíblia, então eu achei muito necessário falar sobre a inspiração do Eterno, e neste texto eu não gostaria de fugir do assunto que lá tratei. Portanto não estarei fazendo uma exegese do texto a cima, e simplesmente prefiro meditar um pouco na palavra que tenho destacado neste texto.

Inspiração, é o ato de puxar o ar para dentro do pulmão, nada mais que isso, como o nosso português é rico em aplicações usamos esta palavra e seu significado para falar sobre outra coisa que não seja o ar entrando nos pulmões. Inspiração divina, é ser cheio de Deus, logo inspirar-se em Deus é encher-se de Deus, ter uma vida cheia de seu Espírito Santo.Não é atoa que a ciência que estuda o Espírito Santo, use em sua nomeclatura, um radical que se refira ao ar, ou a respiração; pneumo, mesmo radical usado para o nome técnico, ou científico de doenças referentes ao pulmão, como pneumonia, ou de ar no espaço entre o pulmão e as costelas, pneumotórax. Logo inspirar-se divinamente é o mesmo que ser cheio do Espírito Santo.
É encher os pulmões, o encéfalo, o sangue, as células, e todo o corpo humano de Deus, pois quando alguém inspira o ar, ele manda oxigênio para todas as células do corpo, e se você enche-se do Espírito Santo você está totalmente envolvido pela presença maravilhosa d'Ele.
Meditando nesta questão sobre inspirar-se vemos o por que Jesus disse, que da abundância do seu coração fala a boca (Lc 6.45), as pessoas podem fingir ou representar, mas, no seu intimo ou no seu momento de sinceridade, ela desabafa o que enche a sua vida. Não há como pregar e falar em nossas pregações algo que venha da parte de Deus se nossas vidas não estão cheias d'Ele. Se estamos cheios do Espírito Santo nossas ideias são influenciadas por ele, e podemos seguramente seguir o nosso coração pois saberemos que o nosso coração é segundo o d'Ele, mas, se estamos cheios de nós mesmos, se estamos cheio de pecados, lascívias, mentiras, falsidades, vaidades, orgulhos, e outras coisas más, seremos totalmente contrários a Deus, pois somente alguém cheio d'Ele pode falar segundo Ele.
Por exemplo, um escritor de roteiro para um filme, alguém que é cristão, mas, contudo não se enche de Deus, sua vida é uma vida mundana ele se enche constantemente de pornografias na internet, ele ouve e se envolve em falatórios vãos, etç... Então lhe é pedido que o mesmo escreva uma história, e ele vai e escreve; ai eu te pergunto o seu texto será conforme Deus, ou conforme tudo o que tem entrado pela sua cabeça? É claro que toda a podriqueira que ele tem recebido é que vai orientá-lo em seu roteiro.
Uma pessoa inspirada por Deus, escreve inspirada, fala inspirada, toma decisões inspirada, pois a pessoa do Espírito Santo o envolve de tal modo que ele vive conforme Deus quer.
O que você lê? O que você vê? O que você ouve ? O que você pensa? Isto é o que te inspira. Eu não estou me referindo a algo que você vê aqui, e sai e não mais vê, não estou também descartando a hipótese de que possa te influenciar de algum modo, mas, quando falo, estou falando daquilo que você comumente vê, daquilo que você vê com gosto, daquilo que você vê por habito, daquilo que você vê como mais frequência. Isto é o que te inspira.
Tenho dito que você pode fingir, mas, as pessoas vão perceber isto. Olha, temos musicas que são inspiradas por Deus, mas, temos músicas que são escritas por conveniência, por encomenda, ou algo assim, e ambas a que foi inspirada e a que não foi, podem tratar do mesmo assunto, mas, você verá a diferença pois sendo ela inspirada por Deus você sentirá em sua letra a própria voz de Deus falando contigo(dependendo do grau da inspiração é claro).

Um grande abraço, e que você assim como eu tenhamos uma vida inspirada por Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor