Adultos na malícia


Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento.
1 Cor14.20
Você chegou em casa, e topou um homem diferente que você nunca viu, ele estava sentado na sala, contando casos e sua esposa sentada ao lado dele ria, e punha as mãos em seus ombros. Eles te vêem e sua esposa sem nenhum constrangimento, ainda rindo te diz, sem levantar do lugar:
Oi querido, você conhece o Marquim?
Não!
Você responde meio bobado.
Pois é ele, é aquele irmão meu que te falei, por parte de Pai, que sumiu lá pro Pará, atrás de emprego, e que não dava notícias há 10 anos...E o resto da história você pode se concluir, por si mesmo. Lembrando que este homem ai citado como, "Você", é casado apenas há 5 anos, e namorou 3 anos com sua esposa, ele não conhece este irmão, apenas ouviu falar dele. Quando ele chegou em casa, qual deve ter sido a impressão que este homem teve? Qual seria a sua impressão ao ver aquela cena? A qual não tem aparentemente nada de comprometedor, este homem realmente era irmão dela, o que a dava este direito de o deixar entrar em sua casa.
Deixa eu ir ao assunto de uma vez, possivelmente por mais estável que seja este relacionamento,de tal forma que não há ciumes entre os conjes, uma das primeiras reações seria a daquela pergunta:O que está acontecendo aqui?Uma certa malícia iria ficar no ar, antes de ser dicipada pelo esclarecimento. Malícia é o ato de pre-julgar alguém com base, em suposições. Suposições essas vindo de uma imaginação maldosa, e ou baseado em experiências tortas e pecaminosas da bagagem de vida de quem malicia. Malícia também é a tendência para julgar, dizer, agir com maldade, dolo má fé. Malícia é fazer mal juízo, ou dizer que algo é algo sem contudo ter certeza do fato, ter apenas sua maldade ou pré conceito sobre o assunto como base. E é isso que o apostolo Paulo está dizendo neste texto de 1 Coríntios, ele diz que há muitas pessoas que são muito evoluídas no quizito malícia, mas, no quizito entendimento não sabem nada. São pessoas muito boas em decretarem sentenças, e péssimas em buscar o exclarecimeto dos fatos. É claro como no exemplo acima, reações assim são normais, não a todos, mas, estou dizendo reações do tipo, não a que usei na ilustração(de que ele ficou abobado, calado olhando o que acontecia), talves você não fizesse esta pergunta, mas, pensaria isto, neste caso como falei fica um ar de malícia no ar. E podem ter casos totalmente diferentes deste caso, em que a questão sexual não venha a tona, como o de a pessoa estar num bar. Sim o simples fato da pessoa estar ali, já é motivo para ser levada a secretaria da igreja para ser disciplinada pelo pastor(líder espiritual), e é neste sentido que estou falando; precisamos ser adultos no entendimento, precisamos entender primeiro,compreender primeiro, se vier aquele pensamento em nossa mente:Fulano está fazendo isto. Antes precisamos compreender e saber o que está sucedendo, para depois se preciso fazer alguma coisa; se não for preciso fazer nada, estaremos evitando um mal desnecessário. Devemos procurar saber primeiro de forma discreta e não inquiridora, pois não somos fiscais do Reino, o que realmente esta acontecendo, o que está se passando ali; e não ir tecendo fofocas, e ir dando lugar a imaginação, pensando e dizendo coisas absurdas. Pois este é o famoso telefone sem fio.
Crescer no entendimento é o que precisamos, pois quanto mais simples no entendimento a pessoa for, mas, maliciosa ela se torna, porém quanto mais ela crescer saudável no entendimento menos maliciosa ela vai ser. Quanto mais a pessoa é dada a falar precipitadamente, e tirar conclusões precipitas, mais maliciosa, mais adulta na malícia ela é. Mas, a pessoa que cresce na graça e no conhecimento de Cristo Jesus, mas, a pessoa que procura crescer nisto no bom entendimento, ela vai se tornar uma bênção para si mesmo e para as próprias pessoas que o acompanham.
Sim, digo bom entendimento, por que há pessoas que entendem muito do que não devem, vieram do mundo e sabem até o que um frisar no cabelo significa, porém do conhecimento santo e de Deus não sabem nada, e quando vão falar a igreja usam o mal conhecimento adquirido pela malícia, mostrando o quanto sabidas e entendidas são no assunto, mas, no bom entendimento( este entendimento de que Paulo fala em 1Corintios), eles não sabem nada, pois julgam ainda, e procedem ainda encaixando todos numa mesma caixinha. Pessoas assim são adultas na malícia, te dão uma aula de preconceitos baseados em uma vida medíocre a qual já deveriam ter abandonado por completo, e não importado seus conceitos erróneos para a igreja.
Crescer no conhecimento de Cristo, é ter discernimento de tudo, e entender quando algo é realmente ruim e não pressupor. É conversar, ajudar e amar antes de castigar, pois muitas vezes o bom dialogo esclarece a real situação e até mesmo o que a pessoa precisa. E isto que a pessoa precisa, pode ser apenas, a velha, e boa, e sempre útil oração.

Deus vos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor