Palavra importante 6: Santidade


A palavra santidade; quer dizer separar para uso divino. Mas a sua aplicabilidade amplia este conceito. Quando vemos a sua aplicação no Velho Testamento, vemos que santidade, não trazia apenas o sentido de consagração, mas, também o de purificação, onde as práticas de higiene as quais a lei impunha aos judeus, visavam isto(Lv 6.22-27). Pois o homem para se santificar deveria se lavarem água corrente, não tocar em cadáveres, ou comer alguma carne de animal imundo, ou tocar no sangue ou sémen, ou mesmo numa mulher no período de sua menstruação, e muitas outras práticas eram exigidas para que se pudesse santificar(Lv11.39,40/15).Então na aplicação da palavra , ela no Velho Testamento trazia um significado bem mais amplo. Agora no Novo e no Velho Testamento, a palavra ganha outra dimensão que não somente a física, santidade também quer dizer, pureza moral, coração com propósitos e caminhos bons e justos(Mt 5.8/Hb 12.14). No Velho testamento, ainda na lei, Moisés fala que os pais não deveriam fazer com que suas filhas viessem a prostituir, pois a sua conduta viria a contaminar toda a terra, ou seja não era uma contaminação física, mas, moral(Lv 19.29). Pois seguiria-se seu mal exemplo. Jesus no Novo Testamento diz assim. "Bem-aventurado os limpos de coração, por eles verão a Deus"(Mt5.8).A santidade é algo que precisa estar na vida e no coração daquele, que busca servir a Deus, por que Deus conhece o homem pelo seu coração, ele reprova toda conduta impiedosa.Santidade é a conformação com a lei de Deus. Pecado é a transgressão da mesma. Mas santidade também é um estilo de vida totalmente em harmonia com o universo, o ser santo é um ser perfeito, a perfeição de que Deus, nos pede não é uma utopia, mas, o verdadeiro santo não se considera santo, e talvez se julgue a si mesmo um miserável pecador, pois contemplou o eterno e ficou assombrado. Glória a Deus, Aleluia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor