Pedro e a fé


Analisando o episódio de Pedro sobre as ondas do mar, indo ter de encontro ao mestre, tirei algumas conclusões e as mesmas escrevi em um caderno de notas, as quais hoje desejo compartilhar com os amados irmãos.

Texto Base. Mateus 14.22-31

1ª Nota.
O texto mostra dois fatos, no primeiro Jesus concede a Pedro a prova que ele precisa e ele creu.No segundo, Pedro vindo caminhando pelas ondas, sente o vento forte e tem medo, invez de sua fé continuar ela para por ali, e entra a incerteza de que continuaria ou não a andar, visto que estava com medo.Duvidando não podia totalmente crer e também descrer, não crendo não prosseguiu,não descrendo não voltou para o barco, com medo afundou, não havia como prosseguir pois o medo paralisa, a dúvida te põem entre a decisão de dois caminhos ou volta para o barco ou prossegue até Cristo.Jesus chamou de homem de pequena fé ou pouca fé, por que a sua fé foi de pequena duração, e fraca, facilmente vencida pelo medo. No primeiro fato ele creu, no segundo deveria continuar a crer, então a sua fé seria louvada como uma fé duradoura e não como uma pouca fé.Dúvida como sinonimo de incerteza não é incredulidade, mas indecisão se crer ou descrer.

2ªNota.
Quando Pedro começou a andar sobre as ondas do mar, ele creu ele o fé de todo coração.Sua fé era de pouca duração, ele só podia ir até o primeiro episódio.A partir do segundo ela não resistiu.Então Pedro deu um pouquinho do seu coração para o medo, e entro na indecisão. A fé somente a fé e nada mais deve estar em nosso coração. Pois a fé verdadeira consiste em crer de todo o coração.Sempre o indeciso terá lugar no seu coração para um sentimento ou qualquer outra coisa, que o impedirá de prosseguir na fé. Isso acontece quando a fé está apenas no intelecto, e no coração(sede das decisões)está outra coisa, ou quando a fé assume o coração por um pouco e depois a pessoa empresta o coração para a incredulidade. m coração incompleto por que ele uma hora é para alguém outra hora, depois é para outro, isso é incerteza, a fé desse coração é uma pequena fé.



continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor