A fé é racional


"E como crerão em quem não ouvirão"(Romanos 10.4-16 leia todo o texto)

A fé é racional. Ela é racional em sua essência, querer contradizer está verdade é o que todos fazem, tanto os religiosos, como os ateus, como os ignorantes e leigos livres pensadores.Pois dizer que para crer, não é preciso que o individuo tenha mesmo que seja um pequeno fio de luz na razão, sobre aquilo em que crer; é dizer que a fé é puro instinto.E ela é?Se é, então como responder a pergunta acima? A qual diz:"E como crerão em quem não ouvirão?"Será que confiaremos antes mesmo de ouvir? Por que será que Pedro precisou pregar para Cornélio, se ele já havia tido uma visão de anjo?(Atos 10)

Talvez a fé não precise de razão para prosseguir, digo; mas, sempre vai para iniciar, ou para começar. Ou seja, para você começar a crer.A razão te da certezas e não apenas dúvidas.Eu não posso te dizer que se você raciocinar ou parar para pensar em algo, que não surgirão nessa reflexão as dúvidas. Mas, posso te afirmar que surgirão também certezas. Precisamos saber discernir as coisas e a razão nos concede isso, uma fé alicerçada em incertezas não durará ou resistira muito aos questionamentos, mas, a fé sólida resiste até mesmo as grandes tribulações da vida. Mesmo que vierem novamente nas tribulações a surgirem dúvidas, porém duvidar durante a tribulação não é incredulidade, e sim um conflituoso coração. Pois assim somos limitados e quando chegamos ao limite, esse de dor, de sofrimento, e limite de compreensão a respeito de nossa própria tribulação; o sofrimento cega-nos e lança trevas em nossa razão, que tenta a todo custo discernir ou saber o porque de nosso sofrimento, já que agora em trevas perdeu-se a certeza que tinha. Não porque sua fé estava alicerçada em incertezas, mas, porque o sofrimento prolongado leva-nos ao limite, no limite de nossa própria fé, e é nesse momento que a razão humana procura compreender a situação para prosseguir em crer, porém ela também tem seu limite(pois não podemos compreender todas as coisas), e neste momento a Bíblia diz que Deus nos provê uma válvula de escape, deste sofrimento e mais tarde poderemos vir a compreender o mesmo(1 Corintios 10.13).
A dúvida faz parte do processo de aprendizagem e a certeza é o resultado da aprendizagem.Você sempre terá dúvidas se for sincero na sua busca pelo conhecimento, mas, não serão as mesmas dúvidas,por que as velhas duvidas serão substituídas pelas certezas.Quem sempre aprende e nunca chega ao conhecimento, nuca aprendeu de verdade ou esta a ignorar o conhecimento genuíno por conveniência.
"Andamos por fé e não por vista(2 Corintios 5.7). O texto não tem nada a ver com razão e sim com sensação. Não será talvez a razão dita pura ai verdadeiramente sensação? Por que ter o homem a razão não o torna racional, usa-la também não o torna. Mas, seguir a orientação dada por ela sim. Por isso muitos racionais são na verdade sensuais.
Ora a fé é racional, por que ela é a aceitação da verdade, e a razão só enxerga a verdade, e a palavra de Deus é a verdade e Jesus é a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor