Por que creio? Parte II


Porque alguém é levado a crê?
A)Por que está "cansado e sobre carregado".(Mateus 11.28-30)
Jesus sabia ao fazer tal declaração;"Vinde a mim todos os que estais cansado e sobrecarregado", que as pessoas que assim estão, são totalmente propensas a crer e aceitar a primeira crença que lhes é anunciada. Estas são pessoas que estão cansadas, que não querem mais serem auto-dependentes e tentarem por si mesmas. São pessoas propensas a crerem, crerem impulsivamente, sem questionarem duma forma passiva. Assim isso pode ser uma bênção ou uma maldição para essas pessoas; dependera das mãos em que elas vierem a caírem.
Tenho um exemplo feliz e infeliz, que aconteceu na congregação evangélica onde dei os meus primeiros passos na fé cristã. Um jovem fugindo da morte, pois estava jurado de morte, e fugindo também dos vícios do álcool; veio a se converter e através de sua conversão sua mãe também se converteu. Mulher muito sofrida a qual se encaixava bem nesse perfil dado por Jesus " cansada e sobrecarregada". Ela que era assim, como eu disse, mulher sofrida, pobre, viúva criou sozinha seus dois filhos(um homem e uma mulher).Seu Filho homem, vivia bêbado e se metendo em confusão; este seu filho aceitou a Jesus primeiro do que ela, após foi ela, e quando ela já estava firme ele voltou para a sua antiga vida. Mas, ela permaneceu firme na presenca de Jesus até a morte. E logo depois da sua morte, este jovem veio a ser assassinado.
Foi por este motivo que disse que a história era boa e má, ela era este alguém cansado e sobrecarregado, alguém que devido não querer mais continuar na sua vida sofrida, resolveu entregar o seu fardo para Jesus. Ela foi feliz por que entregou para Jesus. Mas, e quantas pessoas entregam os seus fardos para os gurus charlatães por ai? O fim destes é bem pior do que o começo.
Em Marcos 5.25-34, conta-nos de uma mulher que por 12 anos havia desperdiçado a sua fortuna com médicos e nada lhe havia aproveitado, antes indo a pior. A ciência hoje quer que, entreguemos a ela toda a glória, sendo que nada pode fazer. Aquela mulher que padecia de uma hemorragia, a qual nunca secava, e muito fraca; estava cansada de perder o seu tempo, pois sabia que nada lhe adiantaria. Também se encaixava no perfil descrito por Jesus, também era cansada e sobrecarregada. Pessoas assim não tem mais nada a perder. São armas fáceis nas mãos dos enganadores, dos exploradores da fé. No entanto mais um vez, posso dizer que foi uma historia feliz, pois ela caiu nas mãos certas, nas, mãos de Jesus. Pessoas assim são pessoas, que só lhe restam a fé.
B)Por que adota um comportamento passivo diante daquele que lhe expõem a sua crença ou opinião.
Já conheci pessoas, que eram veteranas na congregação e trocaram os 25 anos ou 40 anos de crente alí; para ir a outros movimentos, alegando ter vivido a vida toda enganados dentro da igreja e que agora é que estão no caminho certo. Ouvi de crentes que congregaram desde criança na "Assembléia de Deus", e que eram até mesmo professores da EBD, e pessoas de fé, de vida íntegra, mas, de uma hora para a outra deixaram tudo e se tornaram "Testemunhas de Jeová".
Certa vez, assisti no tele jornal da rede Globo, uma reportagem sobre as "Testemunhas de Yeushua", que quer dizer Jesus, na forma original do nome, eles sustentam que não se pode traduzir o nome de Jesus para outra línguas.E adotam vestes como a do oriente, andam barbudos e de sandálias.E nesta reportagem, assisti a triste notícia; (para mim, pois para a vítima desta seita não); de um pastor quadrangular e conhecedor das verdades santas, o qual seduzido pelas ideologias desta seita, veio a se entregar a ela; tornando se um adepto dela.
O comportamento passivo sempre é prejudicial, o comportamento ativo mesmo que seja criticado e até mesmo sofredor para aquele que o possui, no entanto é uma boa arma que o lívra de muitas enrascadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor