Palavra importante 15: Valor

"O Senhor é contigo, varão valoroso." Juízes 6.12
Não tenho por objetivo falar sobre este texto, o qual todos conhecemos que se trata sobre a vida do grande juiz de Israel por nome de Gideão. Mas, gostaria de fazer a seguinte pergunta: Porque Gideão era valoroso? Por que ele tinha as qualidade e o coração(a disposição sincera) que Deus procurava naqueles dias em Israel, este fato é comprovado no versículo 14, em que Deus lhe diz, "Vai nesta tua força...". Gideão diante da palavra do anjo, se irritou porque ele se lembrava dos feitos de Deus em Israel, e guardava aquilo em seu coração, o Senhor Deus viu que naquela disposição que ele tinha de confrontar até mesmo um anjo, era a disposição que Ele precisava em um líder, o qual ele usaria para libertar a Israel. Um coisa ou alguém, não tem nenhum valor em si mesmo, a não ser para aquele que o valoriza, ou seja que lhe concede o valor.
Valor é a importância atribuída a algo devido a necessidade que temos ou que se tem do mesmo, nutrida por um sentimento em relação a este algo, ou nutrido por uma relação de necessidade. Por exemplo a água, temos sede, nosso organismo precisa, é claro que a água é necessária, é valiosa, mas, ela só é valiosa porque existimos e precisamos dela, do contrário não seria valiosa.Então concluímos que algo pode ser valioso por ser necessário ou por si tornar necessário. O avião é algo que pela sua praticidade e velocidade encurtando imensas distancias se tornou então necessário para nós no século atual.
O valor que tinha Gideão para Deus naquele momento era o de liderar, mas, o Senhor Deus não via em Gideão assim como não viu em outros líderes apenas este valor. Ele viu em Gideão, assim como viu em Débora, em Rute, Davi, Salomão e outros que, a sua palavra e Ele(Deus) também lhes era valoroso.
Mas,que valor era este que a palavra tinha para estes homens e mulheres? O valor moral, que é a importância que se dá a certas regras e ensinamentos de conduta e procedência moral, por ser necessário a sociedade. No Salmo 27. 4, Davi deseja estar no templo de Deus e aprender nele, no verso 11, ele pede "Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que andam me espiando". Salomão em seus Provérbios diz no capítulo 9.10 diz "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência".
Assim como para aqueles homens, para nós cristãos a palavra valor, também é importante; pois ele nos remete aos ensinamentos de Cristo Jesus, e dos santos apóstolos. Estes ensinamentos devem serem para nós valorosos, devem ser o nosso valor moral cristão. Por que para todo cristão ortodoxo o ensinamento Bíblico é a sua regra de fé e conduta, é a sua bussola, que o orienta na sua caminhada e nos seus julgamentos morais no dia a dia.Sem o ensinamento bíblico vivido, crido e aplicado na sua vida no dia a dia, você é qualquer coisa de menos cristão. Para ser cristão você deve valorizar, ou seja tornar necessária a palavra de Deus em sua vida, assim como a água é necessária para o seu corpo. Isto é valor.
A sua reação diante das afrontas atuais aos ensinamentos e preceitos bíblicos, bem como todas as verdades ensinadas na palavra de Deus, demonstram o quanto são valorosos ou não para você. A Bíblia diz que devemos ata-los em nosso corações(Provérbios 6.20-22) ).Um muçulmano é feroz na defesa de seu Alá, a Bíblia porém não nos ensina a violência, porém nos exorta a defender os nosso valores de forma inteligente, pois ela mesmo nos diz que o culto que prestamos a Deus deve ser pacífico, até mesmo uma oferta no altar pode ser desprezada por Deus, se o ofertante, não tiver paz com o seu irmão(Mateus 5.23).
Deus disse de Paulo; " ele é um vaso escolhido para mim"(Atos 9. 15 ) em outras palavras "um vaso valoroso para mim". O valor nosso, a importância que temos, foi o Senhor Jesus quem deu.Seres insignificantes, mas, Deus nos deu um significado uma importância. A evolução des-dignificou( tirou a dignidade) o homem,mas, Jesus e o cristianismo, o valorizou. Ele empregou em nós um preço, e este preço foi o seu sangue.

Deus voz abençoe, vocês são, nós somos valorosos para Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série pecados 9: Palavra torpe

O cetro da impiedade

Desprezando toda a dor